segunda-feira, 28 de março de 2011

Projeto da monografia

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SÃO LOURENÇO- EDUVALE








REEGIANE DE LIMA AMARO













PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DE UM PSCICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR


















JACIARA-MT
2010
REGIANE DE LIMA AMARO
















PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DE UM PSCICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR




Modelo de projeto de pesquisa apresentado á Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE ao curso de Pedagogia.

Orientação: Prof.ª Heloísa




JACIARA-MT
2010
1.1  INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia é formada pela união de dois saberes a pedagogia e a psicologia, e essa justaposição resulta numa ciência que estuda o processo da aprendizagem humana, tendo como objetivo de estudo o ser em processo de construção do conhecimento, no caso deste projeto este “ser” estudado será a criança e o conhecimento que será investigado nesta criança será o que se adquire na instituição escolar.
Uma vez que avaliar a escola como responsável por grande parte do conhecimento que forma os seres humanos, o trabalho do psicopedagogo tem a importância na instituição escolar para criar meios para a solução de problemas no que diz respeito à aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico pode contribuir muito ajudando aos educadores a se aprofundarem em teorias de ensino aprendizagem e nas mais diversas áreas do conhecimento, redefinindo assim suas ações educativas. Este processo faz com que os educadores se olhem não somente como educadores, mas também como alguém que tem a aprender e a ensinar.
Segundo Bossa (1994, p.23),

... cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. Já que no caráter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança ou, da própria ensinagem.











1.2  TEMA
A importância de um Psicopedagogo na instituição escolar.

1.3  PROBLEMA
Existe hoje uma série de problemas na área da aprendizagem, e esses problemas não são discutidos como algo que pode mudar.
Os mais variados motivos levam a uma criança a não gostar de estudar, e um psicopedagogo pode auxiliar nesta área?

1.4  HIPOTESES
A implantação de um psicopedagogo na instituição escolar influenciará positivamente tanto a professores quanto a alunos.
Estudar os alunos no seu dia-a-dia pode gerar uma nova forma de auxiliá-los na aprendizagem.

1.4.1       OBJETIVO GERAL
Demonstrar o papel que um psicopedagogo desempenha na instituição escolar.

1.4.2       OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar, diagnosticar e demonstrar qual a importância de um psicopedagogo na instituição escolar.

1.5  JUSTIFICATIVA

Deparamos-nos todos os dias com o baixo desempenho acadêmico, as instituições escolares a cada dia têm mais motivos para se preocuparem com esse desempenho, a cada diagnostico constata-se que alguns alunos têm dificuldades de aprendizagem e não aprendem da forma abstrata que é chamada de “normal”, tendo em vista que o psicopedagogo pode influir ajudando neste diagnostico e também auxiliando na solução deste problema surge assim à justificativa desse projeto.


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