terça-feira, 17 de maio de 2011

Plano de aula para a alfabetização

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO VALE SÃO LOURENÇO –
EDUVALE
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SÃO LOURENÇO
















PLANO DE AULA:
APRENDENDO A IDENTIFICAR AS VOGAIS
























JACIARA – MT
Maio - 2011

DIVA GERÔNIMO
REGIANE DE LIMA AMARO
THALES HORST DRISNER

                            











PLANO DE AULA:
APRENDENDO A IDENTIFICAR AS VOGAIS




















JACIARA – MT
Maio – 2011
PLANO DE AULA

DATA: 16/05/2011
ESCOLA: EDUVALE
PROFESSORA: DIVA – REGIANE – THALES
ALFABETIZAÇÃO 1°ANO
Nº. DA AULA: 01
1. TEMA: APRENDENDO A IDENTIFICAR AS VOGAIS – Utilizando Atividades Diversas

2. OBJETIVO ESPECÍFICO
  • Construir interpretações que possibilitem a compreensão da linguagem de diversas maneiras;
  • Entender a aplicação das vogais com interação e descontração;
  • Discutir a relação das atividades da linguagem com o cotidiano do aluno;
  • Justificar que as atividades diversificadas e focadas no dia-a-dia despertam interesses, incorporando concepções lingüísticas.

3. MEDODOLOGIA
A aula será iniciada com a apresentação dos professores e dos alunos utilizando o método da “chamandinha” no intuito de incentivá-los a reconhecer as letras de seus nomes. Após o término da chamada os professores, convidarão os alunos para participarem de uma oração espontânea visando passar aos alunos a idéia de que há um Deus que nos protege e que está sempre conosco, essa atividade será feita de forma espontânea e não sendo obrigatória para os alunos.
Em seguida será proposta aos alunos uma atividade de interação e distração através da cantiga “o sitio do seu lobato”. Logo em seguida será apresentada a atividade que será aplicada com imagens de objetos utilizados no cotidiano para melhor ilustrar o bom emprego das vogais. Buscou-se questionar e ouvir os alunos quanto às dificuldades com o aprendizado das vogais.



3.1. RECURSOS
  • Atividade em papel sulfite;
  • Lápis, borracha e lápis de cor.
  • Crachá com os nomes dos alunos;

4. AVALIAÇÃO
            Avaliar o desempenho individual e o coletivo dos alunos através das atividades propostas, observando a habilidade mental bem como a capacidade de trabalhar em grupo e individualmente utilizando o cotidiano de cada um.








CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao aplicar esta atividade constata-se que a alfabetização é complexa e difícil. Mas, nota-se que as atividades cativam os alunos e eles se esforçam na tentativa de  assim utilizarem linguagens que facilitam a rotina dos ambientes sociais que exigem leituras e interpretações mais qualificadas e aperfeiçoadas.
No diagnostico feito através das atividades realizadas em sala é possível com uma atividade simples fazer com que os alunos pensem e através destes pensamentos aprendam a produzir palavras com independência, onde assim começam aos poucos explorar os conceitos de mundo e suas atualidades.
Na atividade assim desenvolvida com os alunos foi trabalhado o conhecimento e entretenimento com os demais alunos, onde assim os alunos foram aprendendo á encontrar vogais em seus nomes e palavras que se encontram freqüentemente em nossas utilizações de linguagens como Bule, ovo, tatu e etc.










­APÊNDICE











Atividade aplicada em sala.

 
























O SITIO DO SEU LOBATO


Seulobato tinha um sítio ia, ia, ô! 
E no seu sítio tinha um cachorro, ia, ia, ô! 
Era au, au, au pra cá
era au, au, au pra lá
era au, au, au, pra todo lado, ia, ia, ô! 
Seu lobato tinha um sítio ia, ia, ô! 
E no seu sítio tinha uma galinha, ia, ia, ô! 
Era cocoricó pra cá
era cocoricó pra lá
era cocoricó pra todo lado, ia, ia, ô! 
Seu lobato tinha um sítio ia, ia, ô! 
E no seu sítio tinha uma vaca, ia, ia, ô! 
Era mu, mu, mu pra cá
era mu, mu, mu pra lá
era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia, ô! 
Seu lobato tinha um sítio ia, ia, ô! 
E no seu sítio tinha um pato, ia, ia, ô! 
Era quá, quá, quá pra cá
era quá, quá, quá pra lá
era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia, ô! 
Ia, ia, ô
ia, ia,ô                   
Atividade extra:

Um comentário: