segunda-feira, 28 de março de 2011

Aulas e mais aulas de sábadão

Aula dia 19/03/2011 Professor: Herlones Wuilles
SO = Sistema Operacional – é o XP
É o que transforma a linguagem de maquina na linguagem humana e a linguagem humana na linguagem de maquina, é formado por mais ou menos 140 comandos que são passados para a memória RAM – memória RAM é uma memória temporária que não armazena dados permanentemente é usada apenas enquanto o computador esta ligado. Para fazer com que um arquivo seja salvo permanentemente tem que salvar no HD.

Como fazer Sumário no Word:

Você inicia a 1° linha normalmente escrevendo o 1° item do sumário, clica do lado direito do mouse e seleciona a opção: Parágrafo veja no quadro abaixo:
Aparecerá outra janela agora selecione a opção Tabulação:

Novamente aparecerá uma nova janela desta vez escolha as seguintes opções:


Na parte superior coloque 13, pois é o numero aproximado de espaços que são necessários, e na parte onde pede o preenchimento selecione a opção numero 2 como demonstrado acima.
Uma vez que você fez essas seleções dê “OK” agora é só continuar o sumario estando já escrito o 1° item do sumario aperte a tecla “Tab” para aparecer o espaço necessário, coloque o numero da página onde se encontra o item. Veja a figura:


Vamos relembrar o que foi dito a respeito do Excel:
1° vale lembrar que no Excel trabalhamos com células, que são alteradas uma a uma.
Veja o gráfico ilustrativo de com são essas células:


Nessas células é possível fazer contas usando uma formula aplicada numa das células veja:

Na célula correspondente ao quadro “A5” você escreve: =soma (a1:a4) e aperta a tecla “Enter” para obter o resultado da soma.


Projeto da monografia

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SÃO LOURENÇO- EDUVALE








REEGIANE DE LIMA AMARO













PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DE UM PSCICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR


















JACIARA-MT
2010
REGIANE DE LIMA AMARO
















PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DE UM PSCICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR




Modelo de projeto de pesquisa apresentado á Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE ao curso de Pedagogia.

Orientação: Prof.ª Heloísa




JACIARA-MT
2010
1.1  INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia é formada pela união de dois saberes a pedagogia e a psicologia, e essa justaposição resulta numa ciência que estuda o processo da aprendizagem humana, tendo como objetivo de estudo o ser em processo de construção do conhecimento, no caso deste projeto este “ser” estudado será a criança e o conhecimento que será investigado nesta criança será o que se adquire na instituição escolar.
Uma vez que avaliar a escola como responsável por grande parte do conhecimento que forma os seres humanos, o trabalho do psicopedagogo tem a importância na instituição escolar para criar meios para a solução de problemas no que diz respeito à aprendizagem.
O trabalho psicopedagógico pode contribuir muito ajudando aos educadores a se aprofundarem em teorias de ensino aprendizagem e nas mais diversas áreas do conhecimento, redefinindo assim suas ações educativas. Este processo faz com que os educadores se olhem não somente como educadores, mas também como alguém que tem a aprender e a ensinar.
Segundo Bossa (1994, p.23),

... cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. Já que no caráter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança ou, da própria ensinagem.











1.2  TEMA
A importância de um Psicopedagogo na instituição escolar.

1.3  PROBLEMA
Existe hoje uma série de problemas na área da aprendizagem, e esses problemas não são discutidos como algo que pode mudar.
Os mais variados motivos levam a uma criança a não gostar de estudar, e um psicopedagogo pode auxiliar nesta área?

1.4  HIPOTESES
A implantação de um psicopedagogo na instituição escolar influenciará positivamente tanto a professores quanto a alunos.
Estudar os alunos no seu dia-a-dia pode gerar uma nova forma de auxiliá-los na aprendizagem.

1.4.1       OBJETIVO GERAL
Demonstrar o papel que um psicopedagogo desempenha na instituição escolar.

1.4.2       OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar, diagnosticar e demonstrar qual a importância de um psicopedagogo na instituição escolar.

1.5  JUSTIFICATIVA

Deparamos-nos todos os dias com o baixo desempenho acadêmico, as instituições escolares a cada dia têm mais motivos para se preocuparem com esse desempenho, a cada diagnostico constata-se que alguns alunos têm dificuldades de aprendizagem e não aprendem da forma abstrata que é chamada de “normal”, tendo em vista que o psicopedagogo pode influir ajudando neste diagnostico e também auxiliando na solução deste problema surge assim à justificativa desse projeto.